.: Estudos Clínicos em Andamento



Estudo NEO ALTTO

O estudo NeoALTTO (Neo-adjuvant lapatinib and/or Trastuzumab Treatment Optimisation Study - BIG 1-06 Neo-ALTTO / EGF 106903) é um estudo internacional randomizado, multicêntrico, fase III de neoadjuvância em câncer de mama HER2 positivo com lapatinibe ou trastuzumabe ou sua combinação por um total de 6 semanas. Em seguida, as pacientes mantinham a mesma terapia alvo adicionada de paclitaxel por 12 semanas até a cirurgia.

O estudo ALTTO é uma iniciativa de dois grupos acadêmicos: BIG (Breast International Group) e Spanish-based SOLTI (SOLid Tumour Intensification) Group e patrocinado pela GlaxoSmithKline.

O Dr José Baselga (co-Investigador Principal do estudo) apresentou, no 33º Simpósio Anual de Câncer de Mama em San Antonio (33th SABCS) realizado em dezembro de 2010, os primeiros resultados deste estudo que recrutou 455 pacientes mundialmente. O objetivo primário do estudo foi atingido através da combinação em comparação com a monoterapia com trastuzumab ou lapatinibe (51.3% vs. 29.5% vs. 24.7%, respectivamente;

0.01 para ambos). Confirmando desta forma, que o bloqueio duplo do HER2 é um conceito válido.


Dois investigadores brasileiros, membros do GBECAM, participaram deste estudo: Dr Helio Pinczowski e Dr Jeferson Vinholes.






Voltar

Av. Ibirapuera, 2907, conj. 1602 - Indianópolis - CEP 04029-200 - São Paulo - SP - Brasil - gbecam@gbecam.org.br