.: Estudos Clínicos em Andamento



Estudo PROTOCOLO CAP NEO



Estudo de Fase II, de tratamento neoadjuvante de pacientes com câncer de mama localmente avançado triplo negativo com o esquema CAP – ciclofosfamida, adriamicina e cisplatina.

Este é um estudo de iniciativa do GBECAM, sem patrocínio, conduzido como colaboração acadêmica entre as instituições participantes.

O esquema de tratamento proposto neste estudo fase II com o uso da combinação de ciclofosfamida, doxorrubicina e cisplatina (CAP) baseia-se em relatos de eficácia segurança no uso de cisplatina neoadjuvante em pacientes com câncer de mama triplo negativo; nos relatos de eficácia no uso de combinações de ciclofosfamida, doxorrubicina e adriamiciana em pacientes com câncer de mama metastático e no perfil de segurança desta combinação em outros tipos de câncer. intensidade de dose preconizada em estudos de neoadjuvância e adjuvância com as drogras doxorrubicina e ciclofosfamida, acrescenta uma terceira droga conhecidamente eficaz em câncer de mama com o objetivo de aumento de taxa de resposta patológica completa e consequente benefício para este grupo de pacientes.

O uso deste esquema mantém a evolução do tratamento de pacientes com câncer de mama deve-se ao maior conhecimento deste grupo heterogêneo de pacientes e abordagens terapêuticas direcionadas a subgrupos específicos podem se mostrar mais eficazes, usando esquemas de tratamento e drogas já conhecidas como o esquema CAP.

O objetivo primário deste estudo é avaliar a taxa de resposta patológica completa após tratamento neoadjuvante com seis ciclos de CAP em pacientes do sexo feminino com câncer de mama localmente avançados (estágios IIB, IIIA e IIIB), triplo negativo. A definição de resposta patológica completa baseia-se na ausência de neoplasia invasiva residual em material cirúrgico de axila e mama e será descrita de acordo com critérios TNM.

O estudo CAPneo está sendo conduzido em 2 centros brasileiros. Este estudo foi iniciado em dezembro de 2007 no Instituto Nacional de Câncer (INCA) e recrutamento será encerrado em julho de 2012.

Instituições participantes:






Voltar

Av. Ibirapuera, 2907, conj. 1602 - Indianópolis - CEP 04029-200 - São Paulo - SP - Brasil - gbecam@gbecam.org.br