.: Estudos Clínicos em Andamento



Resolução CNS 441/2011

O projeto AMAZONA 2 é a atualização de um amplo levantamento retrospectivo de casuística de pacientes de câncer de mama realizado em 2008 em 28 instituições de saúde, entre clínicas e hospitais (públicos, filantrópicos e privados) considerando aspectos epidemiológicos, de diagnóstico e de tratamento do câncer de mama. Nesta fase do projeto participarão 17 instituições brasileiras.

O estudo pretende atualizar em 2011, as coortes de pacientes com câncer de mama recém-diagnosticado e registradas nas instituições participantes durante os anos de 2001 (atualização de 10 anos de acompanhamento) e 2006 (atualização de 5 anos de acompanhamento). A coleta tem por finalidade a mensuração da casuística de câncer de mama registrada, o atendimento oferecido, e a descrição da sobrevida observada nesta população.

O projeto AMAZONA 2 será útil para avaliarem-se as informações sobre a casuística das instituições analisadas frente à capacidade de realizar estudos clínicos dentro dos melhores padrões das Boas Práticas Clinicas. Isto deverá facilitar no futuro a realização de estudos mais adequados a nossa realidade, independente da participação de centros de pesquisa nacionais em estudos internacionalmente produzidos e coordenados, que por sua vez nem sempre leva em consideração a realidade da nossa casuística aqui registrada.

Atualização do Projeto AMAZONA II até 29 de fevereiro de 2012. (link para o anexo)

Av. Ibirapuera, 2907, conj. 1602 - Indianópolis - CEP 04029-200 - São Paulo - SP - Brasil - gbecam@gbecam.org.br