.: Notícias


Compartilhar

REF: MATÉRIA "O PERIGO DOS SUTIÃS" - EDIÇÃO 1920 - REVISTA CONTIGO.

Já há algum tempo está circulando um email com anexo em PowerPoint informando sobre o perigo do uso de sutiã apertado. Na Edição 1920 da Revista Contigo (04 de julho de 2012) foi publicada uma matéria com o título de “O perigo dos sutiãs” sobre os perigos do uso de sutiãs pelas mulheres devido a um suposto aumento do risco do desenvolvimento de câncer de mama que seria causado pelo acessório.

O GBECAM esclarece que esta teoria é infundada e inclusive já foi contestada por especialistas no mundo todo sendo oficialmente repudiada pela American Cancer Society, pelo Instituto Nacional da Saúde Americano e pelo National Cancer Institute.

Portanto, não há relação entre o uso de sutiã apertado e risco para desenvolvimento do câncer de mama. Os fatores de risco comprovadamente associados a este risco são: idade avançada, história familiar de câncer de mama, obesidade, menarca precoce e menopausa tardia, uso de reposição hormonal (reposição de hormônios femininos após a menopausa).

O GBECAM encaminhou um parecer técnico para o editorial da Revista Contigo em absoluta oposição à matéria publicada na revista Contigo em 7/4/2012 (Edição 1920), sobre os perigos do uso de sutiãs pelas mulheres devido a um suposto aumento do risco do desenvolvimento de câncer de mama que seria causado pelo acessório.

O uso do sutiã apertado não é recomendado, pois causa desconforto e alguns fisioterapeutas alertam que podem inclusive levar a uma alteração postural uma vez que a mulher tende a colocar os ombros para a frente para aliviar o desconforto. Sutiãs muito apertados podem limitar o movimento da caixa torácica prejudicando assim, a respiração.

O sutiã é um amigo do peito! E deve abraçar a mulher de forma confortável promovendo proteção, sustentação e contribuindo para uma boa aparência.

Leia o parecer técnico GBECAM.(link para pdf em anexo)

Av. Ibirapuera, 2907, conj. 1602 - Indianópolis - CEP 04029-200 - São Paulo - SP - Brasil - gbecam@gbecam.org.br